Escala Pentatônica Menor 7 na Guitarra: Um Guia Completo

Se você toca guitarra, provavelmente já deve ter ouvido falar na escala pentatônica menor 7 – e não é à toa. Ela é uma das escalas mais usadas pelos guitarristas dos mais variados estilos, como blues, pop, rock, passando também por jazz e até metal, além de ter um peso imenso na história do blues e do rock.

Se você sente que chegou a hora de aprender essa escala, esse post é essencial.

Aqui você vai aprender:

Tudo isso de forma direta mas sem abrir mão de tópicos importantes que vão te ajudar a se familiarizar com a escala.

E se você quer ter a experiência completa desse material, clique aqui para baixar os arquivos de áudio e pdf gratuitamente! (Arquivo em formato .rar)

Vamos lá?

O Que é Uma Escala Pentatônica?

De modo simples e direto, é uma escala de 5 notas (daí penta).

Existem diversas estruturas de escala que podem ser feitas com 5 notas, mas a mais utilizada pelos guitarristas, a qual iremos estudar aqui, é a Escala Pentatônica Menor 7, também escrita Pentatônica m7 ou Penta m7.

A Estrutura da Escala Pentatônica Menor 7

A Penta m7 é, basicamente, a escala menor natural sem os intervalos de 2 (segunda maior) e b6 (sexta menor).

Escala Menor Natural – T 2 b3 4 5 b6 7 (Tônica, segunda maior, terça menor, quarta justa, quinta justa, sexta menor, sétima menor).

Escala Pentatônica m7T 2 b3 4 5 b6 7 (Tônica, segunda maior, terça menor, quarta justa, quinta justa, sexta menor, sétima menor).

Por exemplo, a penta m7 de A (Penta de Am7) é formada pelas seguintes notas:

A (T), C (b3), D (4), E (5) e G (7).

Outro exemplo, a penta m7 de E (Penta de Em7) é formada pelas seguintes notas:

E (T), G (b3), A (4), B (5) e D (7).

Se você não conhece intervalos, sugiro que estude para entender melhor o que está fazendo, afinal intervalos são a base para o estudo de escalas e harmonia.

Entendida a parte teórica, vamos para a guitarra?

Os 5 Desenhos da Escala Pentatônica m7

Antes de te mostrar os desenhos (ou shapes), vou responder rapidamente a algumas perguntas importantes relacionadas a isso:

O que é e para que serve um “desenho” de pentatônica na guitarra?

Um desenho da pentatônica nada mais é do que as 5 notas da escala organizadas em uma determinada região do braço. Basicamente, um desenho serve para te ajudar a memorizar a escala na guitarra.

Se não separássemos a penta por desenhos, ela ficaria assim:

Notas da escala pentatônica menor 7

Difícil de memorizar, né?

Por que são 5 desenhos?

Porque cada um dos desenhos começa com uma nota da escala. Dessa forma (exemplo na penta de Am7):

DesenhoNota em que começa
1A
2C
3D
4E
5G

Preciso memorizar os 5 desenhos para começar a solar?

Não. Você pode criar um solo ou improvisar com poucas notas e em apenas uma região. Porém, saber os shapes por toda a extensão do braço, vai te dar mais liberdade na hora de solar, além de te fazer reconhecer mais facilmente as notas da escala na hora de tirar solos.

Além disso, um solo também tem outras partes importantes, como por exemplo, o ritmo. Se você já souber brincar bastante com o ritmo, já pode criar um bom solo com poucas notas. O desenho indica apenas quais notas você pode tocar e não como você pode tocá-las.

Agora vamos aos desenhos.

Os 5 Shapes da Pentatônica m7

Aqui estão os 5 desenhos da penta m7, cada um começando por uma nota da escala. Eles estão todos em Am7.

Mais adiante, nesse post, você vai aprender como passar a pentatônica para outros tons.

Os números representam os intervalos, uma das coisas mais importantes que você pode aprender para evoluir na guitarra, então decidi apresentar os shapes com eles ao invés de notas ou digitação.

  • T = Tônica;
  • b3 = Terça menor;
  • 4 = Quarta Justa;
  • 5 = Quinta Justa;
  • 7 = Sétima menor.

Desenho 1 (Começando pela Tônica – Lá)

desenho 1 escala pentatônica menor 7

Desenho 2 (Começando pela Terça menor – Dó)

desenho 2 escala pentatônica menor 7
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Desenho 3 (Começando pela Quarta Justa – Ré)

desenho shape 3 escala pentatônica menor 7

Desenho 4 (Começando pela Quinta Justa – Mi)

desenho shape 4 escala pentatônica menor 7

Desenho 5 (Começando pela Sétima Menor – Sol)

Como Tocar a Pentatônica Menor 7 em Outro Tom

Como a guitarra é um instrumento que se utiliza muito bem de shapes e desenhos, trocar o tom da pentatônica é uma tarefa relativamente simples, pois você não precisa pensar nas notas do tom que você quer chegar (apesar de ser altamente recomendável se você quiser entender de verdade o que está fazendo).

Basta você transportar o desenho 1 para o tom que você quer. Consequentemente, todos os outros desenhos vão junto.

Por exemplo, você está no tom de Am e quer ir para para o tom de Bm. Você só precisa levar o desenho 1 para a nota B (casa 7 – 1 tom acima). É como se você movesse o bloco inteiro de notas da escala no braço. Veja:

Padrões – Uma Forma Eficiente para Memorizar Os Desenhos Da Pentatônica Menor 7

Um padrão é a maneira que as notas se comportam (em relação à ordem) dentro de um agrupamento.

Vou exemplificar com números: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10. Agora vou criar 2 padrões com eles:

Padrão A – 1 2 3 / 2 3 4 / 3 4 5 / 4 5 6 / 5 6 7 / 6 7 8 / 7 8 9 / 8 9 10.

Padrão B – 1 3 5 / 2 4 6 / 3 5 7 / 4 6 8 / 5 7 9 / 6 8 10.

Percebe que há um comportamento padronizado nesses números em cada um desses padrões? Vamos fazer a mesma coisa com as notas de cada um dos desenhos da pentatônica.

Esses padrões vão te ajudar a memorizar o shape da escala, se acostumar a trocar a ordem das notas (importante para improvisação), ter mais consciência rítmica (dividir o tempo em 2 e 3) e ainda vão melhorar a sua técnica (digitação e palhetada alternada).

Veja agora 3 padrões sobre o primeiro desenho da pentatônica. Você também pode (e deve) aplicá-los sobre todos os outros quatro.

Padrão 1 Sobre a Pentatônica Menor 7 – De 3 em 3 notas

MP3 – Faixa 1

padrão sobre a escala pentatônica

Padrão 2 Sobre a Pentatônica Menor 7 – Vai Três Cordas, Volta Uma

MP3 – Faixa 2

padrão sobre escala pentatônica menor 7

Padrão 3 Sobre a Pentatônica Menor 7 – Salta Uma Corda, Volta Na Que Saltou

MP3 – Faixa 3

padrões sobre a pentatônica

Agora que você já estudou os padrões, aprenda esses 5 licks (pequenas frases que você pode usar em solos) para se acostumar a solar com a pentatônica.

5 Licks Simples Para Você Aplicar Nos Seus Solos

Todos esses exemplos de licks estão no primeiro shape da penta de Am7. Nos arquivos MP3, são tocados primeiro em 65 bpm (batidas por minuto), depois em 110 bpm.

Lick 1

MP3 – Faixa 4

lick pentatônica menor 7

Lick 2

MP3 – Faixa 5

lick penta m7

Lick 3

MP3 – Faixa 6

Lick 4

MP3 – Faixa 7

lick pentatônica m7

Lick 5

MP3 – Faixa 8

licks pentatônica menor 7

Principais Aplicações da Escala Pentatônica Menor 7

Agora você já sabe os desenhos da pentatônica, pratica os padrões em cima dela e conhece alguns licks. Ótimo! Mas onde aplicar tudo isso?

A seguir eu mostro as três principais situações nas quais você pode aplicar a pentatônica menor 7 (todos os exemplos na pentatônica de Am7):

1) Música de Mesmo Tom da Escala

De modo geral, se a música está no tom de Am e não possui acordes “estranhos” ao campo harmônico, você pode usar a pentatônica de Am7 por toda a música. Simples assim!

E se você já estudou tons e escalas relativos, deve saber também que a pentatônica de Am7 é a escala relativa da pentatônica de C (Dó maior). Sendo assim, se a música estiver no tom de C, pode também usar a pentatônica de Am7.

2) Blues Maior

Se você se deparar com um blues maior em A, você pode usar a pentatônica de Am7 durante toda a harmonia.

E se você tiver o cuidado de repousar nas notas dos acordes que estão rolando na harmonia, vai ficar melhor ainda!

Eu sei que parece estranho você usar uma escala de Am para solar sobre uma base em A. Mas essa é uma das peculiaridades do blues que o fazem ter a sonoridade que ele tem. Use isso a seu favor!

3) Blues Menor

Quando você for tocar um blues em Am, você pode também usar a pentatônica de Am7 durante todo o ciclo de acordes.

Assim como no blues menor, tome o cuidado de repousar nas notas dos acordes que estão sendo tocados na harmonia. A diferença no resultado é grande!

Três Formas de Melhorar Sua Fluência Com a Pentatônica

Uma das grandes lutas para quem quer dominar a pentatônica menor 7 na guitarra é conseguir “transitar” livremente pelo braço do instrumento sem travar. Não se engane e nem se deixe enganar – isso leva tempo e muito estudo!

A seguir, eu apresento três formar de você começar a conectar os desenhos que você estudou aqui no post para se sentir um pouco menos “travado”.

1) Subindo Por Um Desenho, Descendo Por Outro

Você pode começar fazendo isso com apenas dois desenhos. Quando estiver confortável, aumente para 3, depois para 4, até chegar a 5. Veja a tablatura:

fluência na pentatônica 1
fluência na pentatônica 2

E assim por diante…

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2) Pentatônicas Horizontais

Aqui você vai praticar a pentatônica de forma horizontal – de duas em duas cordas – e, ao invés de tocar o desenho completo e verticalmente (como fizemos até agora), você vai tocar apenas um fragmento do desenho e seguir para o próximo.

Exemplo nas cordas 1 e 2 (penta de Am7):

pentatônicas horizontais

E aí você pode praticar dessa forma:

3) Pentatônica em Apenas Uma Corda

Esse é um exercício excelente para treinar o ouvido, pois como a intenção aqui é se desprender dos desenhos, você terá sempre que pensar se a próxima nota está a duas ou três casas. E aí, se você apertar a casa errada, seu ouvido vai te dizer – assim que ele estiver mais treinado.

É simples. Escolha uma corda, coloque uma backing track e toque as notas da escala somente nessa corda. Primeiro, indo e voltando. Depois, troque a ordem das notas. Por último, adicione técnicas como ligados, slide, bend e vibrato.

Exemplo na terceira corda (penta de Am7):

escala pentatônica m7 em uma corda só

Exercício Passo-a-Passo Para Começar a Improvisar com a Pentatônica

Confira agora um pequeno exercício que criei para você começar a improvisar usando a pentatônica menor 7.

Claro que, para improvisar bem, não basta conhecer as notas da escala. Há muita coisa envolvida, como por exemplo, conhecimento e domínio rítmico e harmônico, familiaridade com o braço da guitarra, entre outras competências.

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As demonstrações em MP3 foram todas feitas utilizando apenas o primeiro desenho da pentatônica, mas você pode praticar com todos os outros desenhos e até misturá-los.

Vamos lá?

Procure no YouTube por “backing track in a minor” e escolha uma que te agrade (Backing track é a base que você vai usar para solar e “A minor” é o tom de Lá menor – que foi o tom que usamos nesse post);

2º Comece tocando as notas do shape, na ordem, e busque estar sempre dentro do ritmo da base (isso é muito importante para soar bem – comece com 1 e 2 notas por tempo); MP3 – Faixa 9

3º Vá agora trocando a ordem das notas e a divisão rítmica; MP3 – Faixa 10

Adicione técnicas, como ligados (hammer-on e pull-off), slide, vibrato e bend; MP3 – Faixa 11

Pratique com outras backing tracks e grave para se ouvir tocando (pode ser até pelo gravador de voz do celular).

Se você repetir esse processo muitas vezes, com consistência, você provavelmente começará a ver diferenças na sua relação com a pentatônica.

Concluindo – Seu Principal Desafio Com A Escala Pentatônica Menor 7

Para finalizar, deixo aqui algo para você refletir:

A escala pentatônica menor 7 é usada tanto por aquele seu amigo que toca guitarra há pouco menos de 1 ano e faz solos que não têm muito sentido quanto por grandes guitarristas como Eric Clapton, John Mayer, Jimmy Page, entre tantos outros. São as mesmas notas! Quais são as diferenças então?

Posso afirmar com certeza que ritmo é uma delas. E o que mais?

Pense, estude, toque, tire solos e aos poucos você vai descobrindo esse mundo que é a pentatônica!

1 comentário em “Escala Pentatônica Menor 7 na Guitarra: Um Guia Completo”

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